Tunnel Liner

  • Tunnel Liner

    O sistema não-destrutivo

     

    Executar obras com valas a céu aberto em vias de grande densidade de tráfego, como ruas, avenidas, estradas e ferrovias, causa grandes transtornos e um custo social importante: interrupção do tráfego, congestionamento no trânsito, acidentes com pedestres, dificuldades de acesso ao comércio, etc.

    Estes fatores são levados em consideração, recomendando a opção pelo processo não-destrutivo.

    A ARMCO STACO desenvolveu com tecnologia exclusiva, o sistema não-destrutivo Tunnel Liner, largamente utilizado em milhares de obras no Brasil e no exterior. É a solução mais simples, versátil, econômica e segura para abertura de túneis, sem interferir na superfície, nem no tráfego.

     

    Mais versatilidade e maior produtividade

     

    TUNNEL LINER é a solução ideal para a execução de túneis de pequenos a médios diâmetros (1,20m a 5,00m) na forma circular, e túneis com dimensões variadas nas formas de elipse, lenticular, arco e passagens de veículos/pedestres, podendo ser implantados na maioria dos tipos de solo.

    O TUNNEL LINER oferece dois modelos: o tradicional TL460 e o inovador TL500, com patente requerida, desenvolvido para aumentar ainda mais a produtividade das obras. Para escolher a opção mais adequada às exigências do seu projeto, consulte a ARMCO STACO.

     

    Vantagens do TUNNEL LINER

     

    A técnica executiva de implantação do TUNNEL LINER, empregando chapas de aço corrugado de fácil manuseio, permite escavações com avanço modular de 46 cm ou 50 cm. Com área reduzida de solo exposto, este sistema oferece maior segurança ao operador na frente da escavação. Nas flanges das chapas de revestimento, podem ser fixadas escoras metálicas para apoiar escudos frontais, reduzindo o risco de desmoronamentos.

    A simplicidade da montagem, de progressão rápida, confere alta produtividade ao sistema. A cada novo segmento do túnel montado, é possível a imediata escavação do anel seguinte.

    Sendo um sistema de revestimento com chapas de aço, o TUNNEL LINER permite furações e adaptações dentro do túnel para contornar ou eliminar interferências, não cadastradas, que possam surgir durante a execução.

    Estas características, não encontradas em outros sistemas, tornam o TUNNEL LINER o processo mais econômico, seguro e versátil.

     

    Principais Aplicações

     

    Ao longo de várias décadas de uso do TUNNEL LINER em obras subterrâneas, no Brasil e em diversas regiões do mundo, foram desenvolvidas várias técnicas para a sua implantação na maioria dos tipos de solo, sob várias condições de serviço.

     

    Aplicações:

    • Galerias de drenagem de águas pluviais;
    • Redes de esgoto;
    • Canalizações
    • Passagens de veículos;
    • Passagens de cabos de telefonia e energia;
    • Passagens de tubulações de água e esgoto;
    • Aplicações em obras metroviárias;
    • Aplicações em mineração;
    • Recuperação de obras em galerias obstruídas ou deterioradas, (com remoção de escombros por dentro do TUNNEL LINER). O avanço do túnel é feito à medida que a antiga estrutura é retirada.

  • Metodologia

    MONTAGEM DE PROGRESSÃO RÁPIDA

    1-Execução de poço de serviço para retirado do material escavado do Tunnel Linner a retirado do material pode ser feita através de um guincho de coluna,talha e outros…

    1.1 Depois o poço de serviço pode se transformar em poço de visita(Pv).

    2-Depois do poço pronto emboca o tunnel linner:

    3.Nem sempre será necessário a execução de um poço de serviço as vezes o emboque do Tunnel Linner poderá ser feito no talude da rodovia,ferrovia….

    No caso da presença de água no nível de escavação, pouco recobrimento sobre a geratriz superior do túnel ou material de escavação constituído por solo desagregado, algumas técnicas específicas podem ser necessárias. Entre elas, destacamos como exemplo: o rebaixamento do lençol freático, o uso de escudos frontais para proteção da frente de escavação, e enfilagem do solo adjacente ao túnel, ou o uso de abas metálicas de avanço.

    Em função da dimensão da obra – área de escavação e comprimento do túnel – e também da sua complexibilidade, o executante do túnel deverá projetar e prever os recursos a serem adotados para garantir a segurança da obra e a rapidez da sua execução.
    Assim como em qualquer obra subterrânea, o inicio de execução de um túnel pelo processo TUNNEL LINER deve levar em consideração as informações de sondagem e cadastramento do terreno, a fim de poderem ser previstas com a necessária antecedência, eventuais interferências ao longo da escavação e, principalmente, o tipo de solo a ser encontrado.
    Eventuais vazios entre a superfície externa das chapas de revestimento do TUNNEL LINER e o solo escavado devem ser preenchidos para evitar recalques ou acomodações indesejáveis. Esse preenchimento deve ser feito através de injeção de argamassa fluida de solo/cimento nos furos apropriados das chapas do TUNNEL LINER,utilizamos esses
    Equipamentos ultilizados na execução do Tunnel Linner: Bomba de Injeção, misturador de solo cimento, ventilador, transformador…

     

    A simplicidade de execução e a garantia da implantação nos mais variados tipos de solo, fazem do TUNNEL LINER da ARMCO STACO um processo confiável, versátil, econômico, e dos mais competitivos na sua faixa de diâmetros.

  • Durabilidade

    A durabilidade das estruturas de aço corrugado, empregadas em obras hidráulicas, é função das condições ambientais, do tipo revestimento e da espessura da chapa.

    As condições ambientais, tais como: pHD e condutividade do solo e da água, temperatura, sais solúveis e grau de turbulência, bem como o grau de abrasividade do fluxo, são os fatores determinantes da estrutura.


    Galvanização por imersão a quente

    A combinação favorável destes fatores, maioria dos casos em que não existe poluição por esgotos ou despejos industriais implica a adoção de revestimento galvanizado. A galvanização por imersão a quente oferece um revestimento de zinco de 910g/m², que interage com o meio, sendo o zinco sacrificado ao longo dos anos em função da agressividade, proporcionando longa vida útil.


    Revestimento em EPOXY HR

    O revestimento epoxy, indicado para aplicações em ambientes agressivos, é formado de uma película de 150μ de espessura média, por pintura a pó, industrialmente aplicada sobre a chapa previamente fosfatizada. Esta película protege o aço contra os agentes corrosivos, isolando-o do meio agressivo.


    Revestimento adicional

    Para utilização em condições extremas de agressividade quando à corrosão ou abrasão, o revestimento do fundo da estrutura metálica com um pavimento de concreto poderá, de forma prática e econômica, assegurar ou estender a vida útil das estruturas novas ou já existentes.